28 janeiro 2015

Entendendo o Cronograma Capilar...


Boa tarde meninas...
Recebi algumas perguntas sobre o cronograma capilar, eu sigo, então resolvi fazer esse post bem explicadinho pra tirar as dúvidas de quem está pensando em começar essa rotina de cuidados.


O cronograma capilar nada mais é do que uma rotina de cuidados com o seu cabelo, seu maior objetivo é repor todos os nutrientes que os fios do cabelo vai perdendo naturalmente dia a dia, seja por exposição ao sol, água com cloro, água muito quente no chuveiro, uso em excesso de secador e chapinha, e por ai vai...
O cronograma é composto por 3 etapas: HIDRATAÇÃO, NUTRIÇÃO e RECONSTRUÇÃO.
Existe uma tabela padrão para seguir, mas cada um pode montar a sua tabela do cronograma de acordo com as necessidades e respostas que seu cabelo vai mostrando, uns ficam melhor quando fazemos hidratação, outros ficam melhor com a nutrição, tudo isso você vai percebendo ao logo do tempo, o mais importante é saber que nossos cachinhos precisam de cuidados diários, pois cabelo cacheado já é naturalmente mais ressecado, não existem produtos milagrosos e sim cuidados e dedicação que trará o resultado que você deseja á longo prazo.
  • Hidratação: é para repor a água dos fios, é indicada para todos os cabelos mas, principalmente para os que estão com frizz e/ou ressecados, as máscaras para hidratação precisa conter: vitaminas, frutas, ervas, glicerina ou glicerina vegetal, extratos botânicos, pantenol, aloe vera, chocolate, mel, sacarose ou derivados do açúcar etc.            
  • Nutrição: para repor óleos, lipídios e nutrientes aos cabelos, indicada para cabelos muito ressecados e porosos, as máscaras de nutrição precisa conter: Óleos vegetais extravirgens (temos um leque de opções: Abacate, Azeite de Oliva, côco, rícino, semente de uva, karitê, linhaça, cupuaçu, cacau etc.), manteigas e ceras vegetais.                                                                                            
  • Reconstrução: a reposição proteica, indicada para fios quebrados e/ou com queda, para reposição de proteínas e aminoácidos, a reconstrução pode ser feita com queratina liquida ou mascaras que contem na sua composição.

Essa divisão por semana pode ser feita assim, uma hidratação na segunda a outra na quarta e a nutrição na sexta, ai você dá uma pausa no final de semana e entra na segunda com a segunda etapa e assim até terminar o mês.
 Ou você pode fazer em dias seguidos, segunda você faz hidratação, terça hidratação e quarta nutrição, você escolhe como fica melhor pra você seguir, ou pode também escolher outros dias, mais seguindo a tabela. E no 2° mês você já pode fazer algumas modificações de acordo com a resposta que seu cabelo te mostrar, o meu cabelo gosta mais quando faço nutrição, então eu faço mais nutrição do que hidratação. 
Não se esqueça que cada cabelo é um cabelo, então monte a sua tabela de acordo com o que seu cabelo mais precisa
Eu sigo o cronograma á 9 meses e foi ele que salvou me cabelo!
Gente o cronograma capilar não é para fazer uma cabelo ficar cacheado, ele só vai formar cachos se seu cabelo for de natureza cacheado, muita gente me pede pra fazer uma hidratação achando que eu vou fazer o cabelo ficar cacheado, nananão, se seu cabelo for ondulado ele vai permanecer ondulado, só que vai se tornar um ondulado mais bonito, hidratado com vida, sabe, não confunda!


Esse é o meu cabelo agora.
Espero ter ajudado, se tiverem alguma dúvida ainda, deixem aqui nos comentários que respondo assim que puder.
Um super beijo...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cuidados de uma cacheada

LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL